14 de dezembro de 2024

Macau Tec

Soluções Ambientais

A importância das crianças para nossa sociedade

A importância das crianças para nossa sociedade é inquestionável. São as crianças de hoje os cidadãos e agentes de amanhã, nas mais diversas áreas, vivendo e tomando decisões que impactarão tanto suas vidas de uma forma singular quanto a sociedade como um todo.
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Um artigo publicado na renomada revista Nature Climate Change elaborado por cientistas da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, demonstrou que as crianças exercem um importante papel quanto à conscientização sobre as mudanças climáticas dentro de suas famílias, pois, uma vez preocupadas com o tema, tendem a influenciar seus pais a também se preocuparem.

Considerando que o conteúdo que as crianças aprendem na escola pode, de fato, influenciar no dia a dia mais sustentável da família, pode-se considerar a educação ambiental uma ferramenta de mudanças nos hábitos e preocupações relacionadas ao meio ambiente para agora, e não somente para as próximas gerações.

Crianças que desenvolvam aprendizado sobre a importância da preservação ambiental não apenas serão cidadãos mais conscientes e preocupados com a natureza em um futuro próximo, mas também farão com que seus pais ajam desta forma, agora.

“Há trabalhos mostrando que as crianças podem influenciar o comportamento e as posições dos pais em questões ambientais e sociais, mas este é o primeiro estudo experimental demonstrando que a educação climática para crianças promove a preocupação dos pais sobre a mudança climática”, afirma Danielle Lawson, líder e autora da pesquisa.

O pensamento crítico é a chave para muitas mudanças sociais. Na seara ambiental não é diferente. É preciso estimular e educar crianças a pensarem a sociedade com fundamento no princípio do desenvolvimento sustentável, com a abordagem correta para cada idade.

Em nosso país, por exemplo, temos a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795 de 1999), a qual entende como educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Nosso dilema atual encontra-se justamente na transição entre o que é previsto pelos programas e pelas políticas de educação ambiental e a sua efetiva implementação. Em outras palavras, a dificuldade está em “tirar do papel” todas as ações programáticas previstas. Pesquisa de 2011 denominada “Geração 5.0 – Os Novos Pilares da Infância”, realizada pelo canal infantil Nickelodeon concluiu que as crianças mexicanas são as mais engajadas com o meio ambiente (84%); as brasileiras, as menos preocupadas com isso (56%). Foram entrevistadas crianças de todos países da América Latina.

Por Instituto Brasileiro de Sustentabilidade

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