Quem é o tecnólogo em Segurança do Trabalho:
Os tecnólogos em Segurança do Trabalho são profissionais de nível superior responsáveis, entre outras atribuições, por inspecionar instalações físicas e equipamentos de uma empresa para verificar se está tudo de acordo com as normas e leis brasileiras de segurança.
O que faz um tecnólogo em Segurança do Trabalho:
A atuação de um tecnólogo nessa área é fundamental para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. E a fórmula aqui é simples: ao investir em um bom profissional da Segurança do Trabalho, a empresa garante a integridade do trabalhador e, com menos ausências e afastamentos, aumenta sua produtividade.
Entre outras atividades, pode também:
- Apontar fatores de risco e propor ações para evitar problemas futuros.
- Implementar e gerenciar sistemas de segurança do trabalho.
- Coordenar equipes que lidam com atividades preventivas diversas.
- Propor políticas corporativas de segurança.
- Acompanhar vistorias, perícias e auditorias em segurança e saúde no trabalho.
- Desenvolver pesquisas e testes na área.
Esse perfil voltado à produtividade faz do tecnólogo em Segurança do Trabalho um profissional muito procurado no Brasil, especialmente por organizações de médio e grande porte.
Por isso mesmo os salários podem ser bem interessantes. Com políticas e ações de segurança bem implementadas, a empresa economiza bastante e pode remunerar adequadamente o profissional.
Função do Tecnólogo em Segurança do Trabalho:
Existem várias funções do tecnólogo em segurança do trabalho que valem a pena serem ressaltadas, como por exemplo:
- Orientar e vigiar o sistema de segurança no trabalho;
- Investigar riscos e causas de acidentes dentro do trabalho;
- Inspecionar locais para determinar quais os fatores de riscos existentes;
- Inspecionar com frequência sistema de combate a incêndios;
- Elaborar periodicamente relatórios indicativos de riscos;
- Realizar um registro onde constem acontecimentos diários irregulares que porventura possam acontecer;
- Formular um contato direto com o atendimento médico hospitalar para caso de necessidade destes serviços;
- Investigar a causa de acidentes ocorridos no trabalho e propor medidas mitigadoras para que estes não se repitam;
- Dar orientações aos funcionários sobre as normas de segurança;
Verificar as condições, existência e se os funcionários estão utilizando EPI. Como pode-se perceber são grandes as exigências para execução do trabalho do tecnólogo em segurança do trabalho, portanto, cabe a este estar apto para exercer suas funções dentro da empresa e promover tudo aquilo que lhe foi ensinado.
Como trabalhar na área de Segurança do Trabalho:
Para entrar na área de Segurança do Trabalho o caminho mais recomendado é fazer um curso superior de tecnologia na área, também chamado de curso de tecnólogo.
A graduação pode ser encontrada em pelo menos 60 instituições de ensino por todo o Brasil, muitas das quais oferecem a possibilidade de estudar a distância – o que facilita bastante a vida de quem precisa conciliar trabalho, estudos e vida pessoal.
A formação dura três anos, em média. Depois disso é já possível estar empregado e de posse de um diploma de nível superior, o que abre portas para formações posteriores de alto nível (pós-graduações), tentar concursos públicos e disputar vagas de emprego que exijam maior qualificação.
Oportunidades de emprego:
A área de atuação do tecnólogo em Segurança no Trabalho está atrelada a empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultorias. As oportunidades podem ser encontradas também em hospitais, indústrias, comércio, empresas de construção civil, instituições de ensino, portos e aeroportos.
O tecnólogo também encontra vagas para segurança do trabalho em empresas em geral nos setores da indústria, comércio, serviços e etc. Os concursos públicos ainda são outra possibilidade para aqueles formados na área com diploma de nível superior.
Habilidades e competências:
O perfil profissional Segurança no Trabalho precisa ser fundamentado em competências éticas, legais e técnicas, contemplando ainda raciocínio lógico, inteligência social, capacidade de diálogo, tolerância e atuação em equipes multi e interdisciplinares.
As áreas mais promissoras da S.T.
Todas as áreas de Segurança do Trabalho estão em alta, mas algumas conseguem se sobressair pelos excelentes salários que oferecem (às vezes com somas correspondentes a mais de 15 salários mínimos!).
Aqui o mapa da mina leva diretamente aos cargos de gestão em grandes empresas, que podem ser alcançados depois de bastante estudo e experiência do profissional.
Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente
Gerente de Segurança do Trabalho
Coordenador de Saúde, Segurança e Meio Ambiente
Supervisor de Segurança do Trabalho
Principais Atribuições de um Tecnólogo de Segurança do Trabalho:
Os Tecnólogos não poderão atuar como Técnicos de Segurança do Trabalho. No entanto, por serem profissionais de nível superior, geralmente são responsáveis por atividades como as inspeções de segurança, por exemplo.
Inspecionar se os equipamentos estão adequados ao uso, se o ambiente está colaborando para a segurança, se todos estão seguindo as Normas Regulamentadoras. Tudo isso é de suma importância e pode ser de responsabilidade do Tecnólogo de Segurança do Trabalho.
Além disso, esse profissional também pode ser encarregado de:
- Ajudar a identificar os potenciais fatores de risco;
- Gerenciar e inspecionar os sistemas de segurança;
- Coordenar e treinar equipes;
- Propor mudanças preventivas de segurança;
- Acompanhar as auditorias e fiscalizações;
- Desenvolver pesquisas e elaborar palestras educacionais.
Apesar de não ser uma profissão obrigatória para as empresas, é, sim, fundamental para o bom desenvolvimento da Segurança do Trabalho. O profissional deve procurar desenvolver um perfil de observação e produtividade, sempre em prol do trabalho mais seguro.
Fontes:
Mais histórias
A Profissão de Engenheiro de Segurança do Trabalho.
A profissão de Técnico de Segurança do Trabalho
Depressão & ansiedade ligadas ao trabalho.