25 de junho de 2022

Macau Tec

Soluções Ambientais

09 de setembro comemora-se o dia do Médico Veterinário

Compartilhar nas redes sociais
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest

No dia 9 de setembro de 1933, através do Decreto nº 23.133, foi criada a normatização para a atuação do Médico Veterinário no Brasil e para o ensino dessa profissão. Em reconhecimento, o Dia do Veterinário passou a ser comemorado nessa data.

Quem é o Veterinário:

médico veterinário é o profissional responsável por manter a saúde dos animais e o bem-estar animal. Entretanto, além de preservar a saúde dos animais, o veterinário também atua na preservação da saúde pública, por meio do controle de zoonoses, que são doenças transmitidas dos animais para o homem, e do controle de produtos de origem animal consumidos pela população. Para exercerem sua função, os médicos veterinários devem possuir o diploma de Graduação em Medicina Veterinária e registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do seu Estado.

De acordo com o site Wikipédia, “Medicina Veterinária é a ciência que se dedica à prevenção, controle, erradicação e tratamento de doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais, além do controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano. A medicina veterinária também busca assegurar a qualidade, quantidade e a segurança dos estoques de alimento de origem animal através do controle da saúde dos animais e dos processos que visam obter seus produtos (tais como carne, ovos, leite, couro, etc.), assim como sua distribuição, venda e preparo.”

Sua área de atuação:

As áreas em que o Médico Veterinário pode atuar são diversas, como Saúde Pública (Vigilância Sanitária, Controle de Zoonoses, Vigilância de Epidemiologia), Área de Produção e Inspeção de Alimentos de Origem Animal, Pesquisa, Extensão Rural, Clínica de Pequenos e Grandes Animais, Fauna Selvagem, Biologia Molecular, para citar algumas.

De acordo com a especialização escolhida, o médico veterinário pode realizar atendimentos clínicos em diversas áreas (oftalmologia, ortodontia, cardiologia, clínica geral) em animais de estimação.

O profissional pode também realizar cirurgias em animais de pequeno, médio ou grande porte, prescrever medicações e orientações sobre cuidados e alimentação, estudar animais silvestres em cativeiros ou na natureza com objetivo de cuidar da sua preservação.

O veterinário também é responsável pelos cuidados e avaliação da saúde de animais de competições esportivas, como acontece no hipismo, com os cavalos nos Jogos Olímpicos.

Já deu para perceber algumas das áreas em que o profissional da área pode atuar, certo? O universo é bem amplo para os formados neste curso. Por isso, se você quer entender o que um veterinário faz, precisa também saber o que ele estuda.

Já deu para perceber algumas das áreas em que o profissional da área pode atuar, certo? O universo é bem amplo para os formados neste curso. Por isso, se você quer entender o que um veterinário faz, precisa também saber o que ele estuda.

Seus locais de trabalho:

Você que vive nas grandes e médias cidades deve ter percebido um aumento no número de lojas e clínicas específicas para atendimento aos animais domésticos. Mas saiba que o veterinário não trabalha apenas nestes locais, viu? As suas áreas de atuação são bem variadas e interessantes. Conheça algumas delas a seguir!

Preservação de espécies em perigo de extinção – Por causa das atividades humanas, como caça e poluição, muitos animais estão perdendo suas vidas e entrando em classificações vulneráveis com relação ao risco de serem extintos. Ou seja, a quantidade de membros de sua espécie vem decaindo muito.

O que um veterinário faz neste caso? Ele atua em conjunto com o zoólogo em alguma organização ou até em cativeiro. Seu objetivo é fazer o possível para que os animais não sumam da face da Terra, seja aumentando sua natalidade ou cuidando da preservação de seu ambiente.

Cirurgia clínica – Estes profissionais podem trabalhar em hospitais veterinários particulares ou públicos, além de clínicas vinculadas aos petshops. É uma das áreas que mais absorve mão de obra recém-saída das universidades.

O veterinário cirurgião não apenas realiza castrações, como também outras operações delicadas pelas quais os bichinhos podem precisar passar. Alguns profissionais possuem especializações dentro deste segmento, atuando em oftalmologia, odontologia e fisioterapia, por exemplo.

Perícia antidoping – Sim, é isso mesmo que você leu. Sabe quando os atletas precisam passar por diversos exames antes ou depois de uma determinada competição?

O que um médico veterinário faz? Ele é responsável por certificar se os animais envolvidos em alguma modalidade esportiva não tomam anabolizantes ou qualquer outro medicamento que possa proporcionar uma vantagem a mais no esporte. Este procedimento acontece com os cavalos e cachorros com muita frequência.

Este controle antidoping é necessário, assim como nós humanos, para que o esporte seja disputado de forma leal e sem trapaças. O veterinário inspeciona os animais para garantir que seus donos não lhes deram substâncias proibidas. Interessante, não é?

Além dessas áreas, também é possível atuar como pesquisador, fiscalizador e até junto aos zootecnistas, cuidando da saúde dos bichinhos rurais.

Fonte: www.infoescola.com

Compartilhar nas redes sociais
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest