O desmatamento, a caça, a ocupação humana desenfreada e tráfico de animais silvestres são as principais ameaças à fauna.
O Brasil é considerado o país com maior biodiversidade do mundo: são mais de 120 mil espécies de invertebrados e aproximadamente 8930 espécies vertebrados (734 mamíferos, 1982 aves, 732 répteis, 973 anfíbios, 3150 peixes continentais e 1358 peixes marinhos).
Infelizmente, temos atualmente 1.173 espécies listadas como ameaçadas de extinção, sendo obrigação do poder público e da sociedade protegê-las, como prevê o Artigo 225 da Constituição Brasileira.
“Art.225 – Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”
Constituição da República Federativa do Brasil (1988).
O tráfico e a caça da fauna silvestre brasileira juntos representam a terceira maior atividade ilegal do país. O tráfico de animais, além de movimentar um mercado criminoso intenso, provoca danos incalculáveis e irrecuperáveis aos animais, os quais sofrem com maus tratos e práticas abusivas para evitar ações de fiscalização. Apesar da grande dificuldade em calcular as informações reais sobre esse tipo de comércio, considerada a terceira maior atividade ilícita do mundo, estima-se que seja responsável pelo desaparecimento de aproximadamente 12 milhões de espécimes e gere pelo menos 10 bilhões de dólares por ano.
Práticas ilegais que ameaçam a fauna estão sujeita a penalidades e sanções, previstas na Lei Federal nº 9.605/1998 e no Decreto Federal nº 6.514/2008 (crimes ambientais).
Ações efetivas de prevenção e fiscalização de atividades ilícitas são realizadas pela SEMA. Porém, a conscientização da população para a proteção da fauna e inibição de crimes ambientais é essencial.
A população pode colaborar apresentando denúncias de toda forma de crime ambiental, por meio da Ouvidoria Eletrônica da SEMA (3194-8911) ou pelo Sistema de Ouvidorias Eletrônica do Poder Executivo Estadual E-Ouv (www.ouvidorias.ma.gov.br), encaminhando o máximo de detalhes para a apuração pelos órgãos competentes e responsabilização dos autores.
O equilíbrio da fauna é peça chave na estabilidade dos processos ambientais. Por essa razão defender a fauna, mais que beneficiar os animais, representa defender o bem-estar de todos nós.
Redação: Leyciane Souza – Supervisora de Anuência sobre Fauna
Mais histórias
Cervo do Pantanal
Harpia, a nossa grande ave de rapina.
O Lobo-Guará em sério risco extinção.