Biólogo – Aquele que estuda a vida em suas mais variadas formas
QUEM É O BIÓLOGO?
Biólogo é um profissional que tem conhecimento especializado na área da Biologia, entendendo os mecanismos subjacentes que regem o funcionamento de sistemas biológicos dentro de campos como a saúde, tecnologia e meio ambiente.
O QUE FAZ UM BIÓLOGO?
O biólogo é o profissional responsável pelo estudo das mais variadas formas de vida existentes. Ele observa origens, desenvolvimentos, funcionamentos, reproduções e relacionamentos dos seres vivos com o meio ambiente em que vivem.
Ele pode ser um profissional técnico e pesquisador em instituições ligadas ao meio ambiente e em laboratórios. Pode atuar também como professor, consultor na área biológica ou administrador de parques, reservas e museus.
Como biólogo, é possível realizar o trabalho de catalogação de espécies, educação ambiental, técnicas de sustentabilidade e perícias ambientais. O profissional da área tem o conhecimento necessário para trabalhar e contribuir com políticas públicas no setor de meio ambiente. O trabalho do biólogo é bem amplo. Podemos resumir sua missão como o profissional que atua no estudo e desenvolvimento de projetos voltados para a preservação da natureza. Além disso, pode ajudar empresas a criarem políticas e metas ambientalmente sustentáveis, realizar pesquisas científicas em instituições públicas e privadas e trabalhar em laboratórios de análises clínicas.
CONFIRA ALGUMAS DAS MUITAS ESPECIALIZAÇÕES DA ÁREA:
Arborização Urbana: Aqui, o biólogo trabalha no órgão ambiental do município e assessora a prefeitura na escolha das espécies de vegetação mais adequadas a cada área, bem como nos cuidados para seu plantio e manutenção. É um trabalho muito interessante e que está em alta, já que as cidades estão cada vez mais preocupadas em melhorar o espaço público – e as árvores fazem toda a diferença na qualidade de vida da população.
Biologia Forense: Os biólogos forenses examinam o sangue e outros fluidos corporais, cabelos, ossos, insetos, plantas e animais para ajudar a identificar vítimas e culpados em investigações criminais. Também coletam e analisam evidências biológicas encontradas em roupas, armas e outras superfícies.
Bioinformática: Gosta de computadores? Que tal se aventurar na Bioinformática? É o campo da Biologia que une a informática à coleta, interpretação e organização de dados obtidos em pesquisas, utilizada principalmente no campo de sequenciamento genético.
Biorremediação: Consiste no uso de microrganismos ou plantas para a limpeza ou descontaminação de áreas ambientais afetadas por poluentes diversos, como vazamentos de petróleo, por exemplo.
Biossegurança: O especialista na área é responsável por fazer estudos e supervisionar procedimentos que visam a evitar ou controlar os riscos à biodiversidade provocados pelo uso de agentes químicos, físicos e biológicos.
Controle de Vetores e Pragas: Tem função de controlar as pragas, evitando o uso abusivo de pesticidas. Para isso, incorpora ações preventivas e corretivas que impedem maiores danos ao ambiente.
Diagnóstico, Controle e Monitoramento Ambiental: Responsável pela coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo das variáveis ambientais para avaliar as condições dos recursos naturais em determinada região. O processo é usado, por exemplo, para minimizar o impacto ambiental de grandes plantações, indústrias e outras atividades humanas que possam afetar o equilíbrio da natureza.
Eco design: É uma área que tem ganhado muita importância recentemente. O especialista ajuda empresas a desenvolverem produtos que tenham menor impacto ambiental em todo o seu ciclo de vida. Um exemplo é a criação de embalagens biodegradáveis.
Gestão Ambiental: O gestor ambiental cuida da sustentabilidade de uma empresa, utilizando práticas e métodos administrativos que reduzam ao máximo o impacto ambiental de suas atividades. É muito importante não só do ponto de vista ambiental, mas também econômico, pois pode levar à redução de custos, evitar desperdícios e reutilizar materiais que antes eram descartados, além de melhorar a imagem da organização perante os consumidores.
Microbiologia Ambiental: O biólogo especializado na área se dedica a estudar a composição e fisiologia das comunidades microbianas no ambiente, seja no solo, água, ar ou em sedimentos.
Saneamento Ambiental: Supervisiona ações que visam à melhoria da qualidade de vida das populações pelo controle do meio físico. O planejamento de rede de esgotos e de coleta de lixo são alguns dos exemplos mais comuns.
Vigilância Ambiental: Tem como função detectar e prevenir mudanças no meio ambiente que possam interferir na saúde humana.
COMO ATUA UM BIÓLOGO?
Quem segue a licenciatura, pode trabalhar dando aulas de Biologia para os ensinos fundamental e médio. Já os biólogos que fizeram bacharelado, encontram trabalho em empresas preocupadas com os impactos de suas ações no meio ambiente. Áreas como Gestão de Resíduos, Biodegradação e Bioinformática são apontadas como promissoras para os próximos anos.
ONDE ATUA O BIÓLOGO?
O Conselho Federal de Biologia lista mais de 80 áreas de atuação possíveis e regulamentadas para o exercício da profissão. Elas estão dívidas em três grandes setores. São eles:
Meio Ambiente e Biodiversidade: arborização urbana, bioética, ecoturismo, educação ambiental, gestão ambiental, inventário e manejo, mudanças climáticas, licenciamento ambiental, saneamento ambiental.
Saúde: aconselhamento genético, análises clínicas, “análises, bioensaios e testes em animais”, controle de vetores e pragas, saúde pública/vigilância epidemiológica, treinamento e ensino na área de saúde.
Biotecnologia e Produção: biodegradação, bioinformática, Engenharia Genética/Bioengenharia, biossegurança, melhoramento genético, “Desenvolvimento e Produção de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs)”.
Segundo o órgão, conforme haja a evolução da ciência e tecnologia e do mercado de trabalho, novas áreas poderão surgir para atuação dos biólogos.
Fonte: https://www.mundovestibular.com.br
Mais histórias
Os 26 Animais brasileiros com maior risco de extinção.
Nossa fauna “Proteção da biodiversidade animal”
10 animais exóticos que você pode ter em casa.